segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Para entrar no clima do Dia das Bruxas eu vou falar sobre meu gênero preferido do terror: os slasher movies. Não sabe o que é? Calma, que eu explico! E para mostrar como o assunto é sério, tirei a próxima citação de um artigo sobre o assunto (#nerdfeelings): "Os filmes slasher são normalmente produções de baixo orçamento e são assim chamados por constituírem como premissa básica de seu enredo, assassinos mascarados ou com alguma fantasia, que possuem problemas mentais ou traumas psicológicos, e matam grupos de jovens em busca de diversão, longe das grandes cidades, ou em lugares sem supervisão adulta, com apelo constante a cenas de nudez, retratando muitas vezes aspectos de delinquência juvenil." (SLASHER MOVIES: SERIAL KILLERS E IMAGINÁRIO SOCIAL, Daniel Ivori de Matos)

Ficou com preguiça ou não entendeu? Vou traduzir então, a fórmula desses filmes é basicamente: pouco dinheiro + atores ruins + assassinos sanguinários (reais ou vindos do além) + muito sangue + jovens + um sexozinho só para animar! :) Você agora deve estar se perguntando: e por que as pessoas gostam disso? Bem, não sei dizer o por quê de fazer sucesso, mas sei dizer porque eu gosto! Eu adoro terror, acho que eu gosto simplesmente de sentir medo, mas só vendo filmes, claro. Na vida real prefiro estar perfeitamente segura.

Então vou falar de dois filmes que se encaixam bem no tema e são clássicos:

1) Sexta-feira 13 (Friday the 13th): O mestre dos slasher movies na minha humilde opinião! Claro, estou falando do primeiro filme e do original, não da refilmagem e nem das continuações (apesar de algumas poucas terem sido boas!). Para quem não sabe, o assassino do primeiro filme não era o Jason e sim sua mãe, Pamela Voorhees que, indignada com a morte do filho por desleixo dos instrutores, mata todo mundo quando o acampamento em Crystal Lake é reaberto. Tirando a péssima qualidade dos efeitos especiais (o sangue literalmente parece ketchup) o filme é bom! Não tinhamos um Jason sobrenatural que sobrevive a tudo, não tinhamos uma historia sem pé nem cabeça, nada disso. Era um filme de terror, com uma psicopata fria e ponto. Por isso, acho que o filme deveria ter parado por aí! Algumas continuações foram boas, mas o restante estragou total! Curiosidade: Kevin Bacon faz esse filme! :) Ponto alto do filme: trilha sonora, aquele sussurrozinho é de gelar os ossos!

2) A Hora do Pesadelo (Nightmare on Elm Street): Um assassino deformado e com lâminas afiadas no lugar das mãos que ataca nos sonhos! Me digam se essa não é uma idéia assustadora? Novamente, os péssimos efeitos dos anos 80 fazem o filme um tantinho tosco, mas continuo afirmando que a idéia é muito boa! Os atores, em geral são ruins e as mortes são incrivelmente bizarras. Mas é um clássicos dos anos 80, isso ninguém pode negar! Assim como Sexta-Feira 13, teve continuações péssimas e uma refilmagem pior ainda!

Eu poderia falar de milhares de outros filmes do gênero: Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre), A morte convida para dançar (Prom Night), Dia dos namorados macabro (My Bloody Valentine)...dentre outros! Mas esses dois que eu comentei são os que eu mais gosto! Não, eles não vão acrescentar nada na sua vida, mas para quem gosta do bom e velho terror trash, eles são ótimos exemplos! Se você não tem estômago, não veja esses filmes...só avisando! :)

Happy Halloween, sweeties!

Tagged: , , , , , , , , ,

2 comentários:

  1. O primeiro Sexta Feira 13 é muito bom , mas sempre gostei do Freddy , algumas de suas mortes saõ bem originais e engraçadas .
    seguindo seu blog, se puder retribuir ...
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos classicos!!! Mas nada desses remakes toscooos que fizeram

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org