segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Eu ia falar do Festival do Rio, mas ia ficar um post muito maçante e técnico porque, como eu ainda não fui assistir a nenhum filme do Festival, eu ainda não tenho nenhuma opinião concreta sobre o assunto. Ou seja, eu ia me limitar a dar informações do evento. Depois eu pensei em falar sobre "Amizade Colorida" que eu vi sábado mas achei o filme tão fraquinho e clichê (também o que eu estava esperando, né? um super filme digno de Oscar?) que eu me recuso a falar dele! (mas quem quer dar umas boas risadas e ver o Justin pelado, é uma boa opção!).

Então veio a luz e eu pensei o óbvio: "Vou falar de algum filme que eu realmente goste". Esse filme não é nenhuma estréia (pelo contrário, é mais velho que eu) mas eu simplesmente adoro ele. Nenhum filme capta tão bem a alma adolescente como ele. E tem uma das músicas-tema mais famosa e grudenta do cinema americano "Don't You (Forget About Me)". Já sabem de qual filme eu estou falando? O filme hoje é "O Clube dos Cinco" ("The Breakfast Club"), dirigido por John Hughes (siim, o mesmo de "Curtindo a Vida Adoidado"). Dependendo de quantos anos você tem e do seu grau de interesse por cinema, talvez você nunca tenha ouvido nem falar do filme. Então, dando um resumindo rápido: o filme fala de cinco jovens completamente diferentes entre si que se encontram na escola em pleno sábado (o pesadelo de QUALQUER adolescente) para cumprir o castigo que eles receberam! Lá, eles são vigiados por um professor carrasco que pega no pé de todos eles(Richard Vernon, interpretado por Paul Gleason), principalmente do rebelde do grupo: John Bender. Com o passar do dia, em meio a implicâncias, conversas sinceras e desabafos, eles veêm que tem muito mais em comum do que imaginam e conseguem se separar dos rótulos que os perseguem.


Eles deveriam escrever uma redação com o tema "Quem você pensa que é?", então Brian Johnson, o nerd do grupo, escreve a seguinte carta (que é lida no início e no final do filme):



"Caro Sr. Vernon,


aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção, o que foi que fizemos de errado ... mas acho que você está louco para nos fazer escrever um texto dizendo o que nós pensamos de nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar ... Em termos mais simples e com as definições mais convenientes. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso . Isso responde a sua pergunta?


Sinceramente, Breakfast Club."

O filme, que virou um clássico cultzinho, fala muito bem sobre dois temas importantes dessa fase da vida: amizade e auto-conhecimento. Ele realmente se relaciona com qualquer jovem que o assista. Os personagens são reais, podiam ser você ou seu melhor amigo. O drama exagerado característico da adolescência, os problemas familiares e o romance também não ficam de fora. Eu acho que todo adolescente, pai e educador deveria ver esse filme porque cada um deles teria muito o que aprender! E como eu já disse no post sobre Bridget Jones: Identificação é tudo!


Os cinco atores principais do filme - Judd Nelson, Emilio Estevez (irmão do Charlie Sheen que era gostosinho quando era jovem e virou um velho gordo e acabado), Molly Ringwald (a queridinha dos filmes adolescentes nos anos 80 que não conseguiu manter o sucesso), Ally Sheedy e Anthony Michael Hall (o vidente de "The Dead Zone") faziam parte do Brat Pack (que também tinha nomes como a Demi Moore, por exemplo!). Eram jovens talentos dos anos 80 que faziam muito sucesso e atuavam muito juntos! Nenhum deles realmente construiu uma grande carreira, mas com certeza eles deixaram os seus nomes na história do cinema! Eu super recomendo esse filme, acho que é um daqueles que todo mundo deve assistir!

Tagged: , , , ,

2 comentários:

  1. Como eu nasci segurando um pen drive, nunca vi esse filme, mas assistirei com certeezaaa!!

    Curiosidade: vaariooos seriados ja fizeram capitulos inspirados nesse filme, como Dawson's Creeek, 90210, ER, entre outros!

    ResponderExcluir
  2. Veeeja, vc não vai se arrepender! Passa toda hora do Telecine Cult!

    É verdade, essas séries tem o mesmo estilo mesmo! Principalmente Dawson's Creek! Mas Clube dos Cinco não tinha aqueles dialogos pseudo-adultos que todo mundo amava odiar ahahahahahahaahaha

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org