quarta-feira, 26 de outubro de 2011

É minha gente, hoje, não tenho medo nenhum de dizer que não domino o assunto da postagem. Vamos falar do funk carioca. Sabemos de toda a apologia sexual de alguns “Hits”, das ligações com o mundo do crime e de todos os estereótipos por traz da galera que gosta de balançar o popozão. Goste ou não, não podemos negar que o movimento funk já criou os seus clássicos e que por mais que gostemos de um bom Rock’n Roll, já ouvimos uma dessas músicas, nem que seja no carnaval.

Todos sabem do que se trata quando alguém manda um “digdin! digdin!”. Estamos falando dos “Avassaladores” e de“Sou Foda”. Vitim e companhia sagraram-se vencedores do VMB 2011, da MTV, na categoria WEBHIT. E o prêmio foi mais que merecido. Existem zilhares de versões do vídeo que é extremamente tosco. Muita gente tentou imitar os passinhos, que só os menor da favela conseguem dominar. E com força viral das redes sociais, os Avassaladores entraram para história e “Sou Foda” virou clássico sim!

Isto é indiscutível. E temos aí também, as batalhas de passinhos bombando no youtube. Pensando nisso, parei e refleti sobre a evolução do funk, através de alguns de seus clássicos e não cheguei a conclusão nenhuma.E fiz isso de maneira aleatória, pois já que não sou conhecedora do assunto, fiz uma lista com os dez que vieram à cabeça. Mas, se eu que não curto, lembrei, devem ter feito sucesso e aposto que são clássicos. E claro que nesse caso o que pesa mais é o fato de terem arrancado risadas.

Vamos à lista, tentei seguir pela linha do tempo, do atual para o mais antigo, mas não sei se deu muito certo.

1°- Sou Foda! (digdin, digdin!)

2° - Creu

3° - Adultério ( Catra, o Mestre!)

4° - Vem Quicando

5° - Treme a Tabaca ( Cria asa piriquita, treme, treme a tabaca! !)

6°- Pavaroti ( E aí mudinho? Tu não Fala nada? Ão ão com a mão na cabeça! Ão ão ão desce pra cintura...)

7° - Atoladinha (Sou eu, bola de fogo e o calor ta de matar... )

8° - Café da Manhã ( vou te mandar uma cesta de café da manhã com biscoito recheado, uva e maça...)

9°- Tigrão!

10°- Jack Matador

Além destas perolas, é preciso citar os que não eram tosqueira. Passavam mensagens politizadas ou falavam de relacionamentos. Estes são mais antigos, o berço do movimento, e nossa quanta diferença!!... Temos então, as músicas de Claudinho e Bochecha que deixaram o funk mais pop, o “Rap do silva” que contava a história do funkeiro pai de família e, claro, o “Rap da Felicidade” de Cidinho e Doca, “ Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci e poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar...”

Tagged: , , , , , , , , , , ,

4 comentários:

  1. Só clássicos na lista.....e, merecidamente, os AVASSALADORES ganharam, afinal....quem é que quando ouve alguém dizer: 'sou foda' não vem um 'digdin digdin' mentalmente?

    ResponderExcluir
  2. Cara, não saco nada de funk, só que nunca vi algo tão realista do que o Vo te largá de barriga!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. teve tambem a musica da Renata "quicando e mexendo o ombrinho, quicando e mexendo o ombrinho"

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org