segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Quem nunca escutou estes versos: “Love of my life, you've hurt me You've broken my heart, now you leave me. Love of my life can't you see, Bring it back bring it back…”?? Pena que não dá para trazer o cantor desta música de volta, não é verdade? Hoje, caso estivesse vivo, Farrokh Bulsara ou Freddie Mercury, vocalista do Queen, completaria 65 anos. E é dia de homenagens, inclusive aqui no Décimo Andar, à esse grande nome da música que nunca será esquecido. Por isso hoje, nossa postagem de cinema, virou de música, virou Freddie Mercury. Isto porque todo mundo conhece, curte, escuta ou já escutou alguma coisa de Queen, nem que seja no Juke Box do buteco, e tem noção da importância da data, da importância dele pro mundo da música.
Freddie morreu aos 45 anos, em 24 de novembro de 1991, por complicações causadas pelos vírus do HIV. No entanto deixou muita coisa boa por aqui. No legado, além de “Love of My Life”, podemos listar com facilidade os sucessos do Queen, em uma breve lista temos “Radio Ga Ga”, “I Want to Break Free”, “Bohemian Rapsody” e o grande Hit das finais no esporte “We are the Champions”.
O cara comandava platéias gigantescas, com seu bigodão e suas performances no palco, não é a toa que o Queen foi uma das bandas mais populares das décadas de 1970 e 1980. E influenciou muita gente, tanto que o grande nome do pop atual, Lady Gaga só tem esse nome por conta de “Radio Ga Ga”( essa é uma outra história).


Em 1985, o Queen foi o grande nome do primeiro Rock in Rio e reuniu 300 mil pessoas ( com certeza sua mãe, sua tia ou seu tio já te contaram algumas coisas da época. Eu já ouvi várias histórias). Tratava-se da turnê “Works Tour”. Durante o show, Mercury tornou-se um maestro diante do coro da platéia. A estrutura do show, um verdadeiro espetáculo, era tanta que obrigou as outras atrações como Iron Maiden, AC/DC, Yes e Ozzy Osbourne ( Isso sim que é RIR, Porra!) a utilizarem a iluminação do Queen, pois não dava para retirá-la entre um show e outro.


No início da década de 1980, Freddie Mercury lançou “Mr. Bad Guy”, seu primeiro álbum solo. Ele também chegou a gravar e a se apresentar com a cantora lírica, Montserrat Caballé ( CD escutado inúmeras vezes pela senhora minha mãe).

Hoje, o google homenageou o cantor com um doodle (logo do Google) que traz um clipe de animação com a música “ Don’t Stop me Now”. A instituição
The Mercury Phoenix Trust, criada em 1992 para combater a AIDS no mundo criou a campanha Freddie For a Day que pede para todos se caracterizarem de Freddie Mercury por um dia, usando bigode, por exemplo. Além disso, no Youtube, o canal oficial do Queen irá disponibilizar até amanhã o concertoLive at Wembley Stadium”. O DVD com o show chega as lojas hoje em uma edição especial com cenas inéditas ( o DVD da minha mãe ficará ultrapassado agora).


Em 27 de setembro tem mais relançamento por aí, desta vez marcando os 40 anos da banda, com reedição dos álbuns “The Works” (1984), “A King of Magic” (1986), “The Miracle” (1989), “Innuendo” (1991) e “Made in Heaven” (1995), todos em CD duplo, com versões remasterizadas e conteúdo raro. Acho que no fundo quem ganha com todas essas homenagens é a gente.

Para conferir, até amanhã o show “Live at Wembley Stadium, acesse http://www.youtube.com/queenofficial

Não esqueça de participar da nossa promoção que vai até o dia 16/09. Para isso, você tem que seguir nosso twitter e dar RT em "Quero ganhar o box da 6ª temporada de Grey's Anatomy + calendário de parede que o @decimo_andar está sorteando! bit.ly/qpvnK8"! :)

Tagged: , , , , , , , , , ,

3 comentários:

  1. Um dos maiores cantores que o mundo já viu, sem dúvida! E o que são as músicas deles? Eu não sabia que eu gostava tanto do Queen até eu descobrir que várias músicas que eu amava, como Bohemian Rapsody, eram deles e eu nem sabia! (sim, eu era uma desinformada musical!) Faz falta!

    ResponderExcluir
  2. Para quem ainda não viu, a linda homenagem do Google! http://www.youtube.com/watch?v=KX2BQM0D01M

    Deixou saudadees!

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org