sexta-feira, 23 de março de 2012

O  Décimo Andar está ressuscitado uma iniciativa super bacana que começamos no ano passado. Trata- se do “Você no Décimo Andar” . Se você manda bem em alguma coisa pode virar pauta do nosso lindo bloguinho. O astro de hoje é Renato Algarañas, um boliviano gente boa, de 24 anos, que resolveu escrever um livro de poesias e vender pros amigos. O escritor falou um pouco do trabalho para o blog.  E, além disso, temos uma surpresinha no final da postagem.  






1 - Qual motivação te levou a escrever e porque poesias?


Tive uma paixão platônica e a forma que encontrei de canalizar isso foi escrevendo. Só não sei exatamente o porquê das poesias, talvez seja por conta do meu gosto musical meloso ou porque no momento expressava melhor o que eu gostaria de dizer.  

2 - Você acha que a poesia atinge o público jovem ou ta fora de moda?

Acredito que ainda de maneira mais tímida atinge sim. É raro, mas as redes sociais ajudam a espalhar fragmentos de poesias e talvez isso gere um interesse posterior. Eu por exemplo comecei a me interessar mais depois de começar a escrever. Eu também tenho como usar meu livro como exemplo, afinal muitas das pessoas que leram não passam dos 25 anos.

3 - Quando decidiu publicar o que escrevia em um livro quais foram os caminhos?

Eu tinha um blog onde postava meus textos e poesias onde algumas pessoas liam e gostavam, ou pelo menos era isso que elas me diziam. Divulgava através de rede social e uma grande capacidade de perturbar as pessoas para lerem, ou como eu prefiro dizer, uma grande perseverança para comunicar aos amigos leitores. Isso me motivou a procurar outras opiniões. Procurei algumas editoras e apenas uma delas me respondeu que gostaria de ver meu trabalho e ai depois de esperar bastante, eles finalmente me fizeram uma proposta de coedição e fizemos um acordo.

4- Pra você, qual a maior dificuldade para publicar hoje em dia?

Publicar foi a parte mais tranquila, difícil mesmo é a parte de divulgação. É o meu primeiro trabalho e foi preciso bastante paciência para conseguir fazer o livro rodar sem grande apoio ou investimento.

5 - Conseguiu ter retorno financeiro?

Digamos que esses 190 livros vendidos me realizaram como escritor. Foi necessário investir também para publicar e divulgar, mas não tive prejuízo e acho que isso já é motivo para comemorar. O livro é vendido pelo site da editora  ou quando tenho encomendas eu peço para me enviarem alguns exemplares e entrego em mãos. Já pedalei bastante para entregar livros, bastante mesmo.


6 - Pretende parar em " Minhas Palavras" ou tem mais coisa  por aí?

O segundo livro tá 2/3 pronto. Faltam alguns capítulos a serem escritos e espero que seja mais claro e tenha alguma evolução na minha forma de escrever. Tenho lido e escutado bastante poesia, principalmente Drummond e Jobim, vejamos se fez algum efeito. Tenho medo de ficar repetitivo.


E como a intenção aqui é divulgar o trabalho do nosso amigo escritor vocês terão a oportunidade de ganhar um exemplar de “Minha Palavras”. E é bem simples, basta curtir a nossa pagina no facebook e clicar em "Quero Participar" no link da promoção. O resultado do sorteio sairá no sábado, 31 de março. Aproveita e segue a gente no twitter @decimo_andar !

Tagged: , ,

4 comentários:

  1. E para quem quiser conhecer o trabalho é só me procura no facebook e olhar minhas notas. O perfil é liberado e qualquer um pode ver. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas publicações. Desde que te conheço você sempre escreveu muito bem. Que Papai do céu continue abençoando esse seu talento! Bjos Mary

    ResponderExcluir
  3. Galera, segue aqui o link para o perfil do Renato http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002115831017

    ResponderExcluir
  4. Otimo Livro =D Parabens a todos pela ótima entrevista

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org