terça-feira, 8 de novembro de 2011

Se você não entendeu o título, você não foi um dos mais de 10 milhões de brasileiros que, ano passado, foram assistir a maior bilheteria nacional de todos os tempos: “Tropa de Elite 2”. E por que eu estou falando desse filme que estreou há mais de um ano e já saiu de exibição há meses? Porque ele estréia nesse fim-de-semana nos cinemas americanos com o título “Elite Squad: The Enemy Within”.

A primeira parte do longa não fez muito sucesso entre os americanos, mas há esperança de que o segundo faça mais. Para quem não sabe, ele é nosso possível representante ao Oscar! A resposta do público americano ao filme tupiniquim vai dizer se temos ou não chances de ser um dos indicados ao melhor filme estrangeiro.

Eu, particularmente, acho que mesmo se formos nomeados, acho difícil da gente ganhar. Como eu já li em algum lugar (desculpa não dar os créditos, mas eu realmente não lembro onde foi), a Academia gosta de premiar filmes estrangeiros com mensagens positivas e, vamos combinar, isso não é bem o que a gente encontra em Tropa de Elite. Mas ainda há esperança. O filme foi super bem-recebido na Inglaterra, onde estreou em agosto. Vamos ver se os americanos veêm da mesma forma.

Então, o que resta agora é esperar para ver como Capitão Nascimento e companhia vão se sair! A verdade é que, para entender Tropa de Elite 1 e 2, você tem que estar pelo menos um pouco ligado no cenário político brasileiro e talvez seja essa barreira que os americanos sentiram no primeiro filme. Por outro lado, as cenas mais tensas e cheias de ação dessa sequência, podem conquistar a simpatia dos ianques que adoram uma perseguição, tiroteio e afins! Lembrando que, o Brasil já teve cinco nomeações ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas nenhum levou! O último foi "Cidade de Deus", em 2004. E aí, o que vocês acham, temos chance nessa? (ERRATA: O último filme brasileiro indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi "Central do Brasil", em 1998. "Cidade de Deus" recebeu 4 indicações em 2003, mas foram de melhor fotografia, melhor direção, melhor edição e melhor roteiro adaptado. Desculpa, viajei! rs)

Tagged: , , , ,

5 comentários:

  1. Ótimo post Renata, só teve um pequeno erro no final, apesar de Cidade de Deus ter recebido quatro indicações melhor filme estrangeiro não estava entre elas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Ih, é verdade! Hahahahaha Brigadinha, já corrigi! :)

    ResponderExcluir
  4. Mas que atraso!! Já temos novas produções, invasão no Inferno verde e ao vivo de Antares!!

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org