quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Estamos de volta em 2013 com uma parte do blog que eu, particularmente, adoro: "Você no Décimo Andar". O mundo está aí cheio de pessoas talentosas mas que, por falta de incentivo ou oportunidade, a gente acaba perdendo a chance de conhecer. E foi assim que eu cheguei até o Dalton! Estava querendo muito reativar o Você no DA e perguntei para alguns amigos se eles podiam me indicar alguém e me indicaram ele. Então vamos falar um pouco mais sobre ele e o trabalho que ele faz. 

Estudante de cinema da PUC-Rio, ele tem 22 anos e é um apaixonado pela Sétima Arte, além de adorar escrever. Segundo ele mesmo me disse: "Acho que minha vida não faria sentido sem a Literatura e o Cinema. Quando não estou vendo um filme, pode ter certeza que estou escrevendo" Escreveu seu primeiro livro aos 15 anos e publicou aos 18, por conta própria. Na entrevista você vai poder descobrir outras coisas sobre ele, seu livro e muito mais. Então confere aqui embaixo: 

1) Fala um pouco do seu livro. Como surgiu a ideia de escrevê-lo?

Eu não me lembro exatamente de onde surgiu a ideia. Escrevi O Diário do Amor e da Morte muito cedo, aos meus imaturos 15 anos. E só publiquei aos 18, quando ingressei na universidade. Mas gosto de imaginar de onde saiu a ideia. Sempre gostei de questões relacionadas à memória, a identidade de um ser humano e claro, o fascínio que carrego comigo até hoje sobre questões da vida, amor e da morte. Acho que essa tríade me inspira em quase tudo o que eu escrevo. E não poderia faltar no meu primeiro livro, já que acompanhamos Marcelo em uma busca de montar o quebra cabeça de sua vida que ele mesmo bagunçou.


No fundo, era muito mais uma vontade de tirar de mim o que era excesso e por em um livro, como uma espécie de “penseira”, do que uma ideia originalmente.

2) Como foi o processo de publicação? Quais foram as dificuldades?

Complicações? Todas possíveis. Nenhuma editora se interessou em uma história escrita por um garotinho, e acabei optando na ansiedade de ser logo publicado a escolher uma editora independente. Não foi uma boa escolha, mas eu já havia desistido de procurar grandes e médias editoras (O que me arrependo e não pretendo repetir). Saiu do meu bolso, ou melhor, dos meus pais e doeu um pouco. Mas acho que valeu a pena até certo ponto. Todo meu ciclo universitário talvez tivesse sido outro se não o tivesse tirada das páginas de Word do meu laptop essa história que eu tenho um carinho enorme.

3) Qual público você pretendia atingir com o livro? Alcançou seu objetivo?

Meu público acabou sendo minha família e amigos. E ah, uns anônimos na internet. Até citação no Pensador eu ganhei. Quando vi eu apenas ri e me deu vontade de voltar a escrever para terminar a sequência do livro, afinal, teoricamente seria uma trilogia.
Acho que nunca se alcança um objetivo, se eu tivesse feito, teria me acomodado e congelado meus próprios pés no mesmo lugar de antes.

4) Tem planos de publicar mais livros? E quais outros planos para o futuro?

Bem, se os deuses do cinema e da literatura assim permitirem, ano que vem tem novidades. Primeiro um livro escrito a quatro mãos com uma amiga, ambientado em uma distopia e chamado Irracionais. Estamos em busca de editoras e provavelmente sairá no primeiro semestre desse ano. E como monografia, eu vou reeditar O Diário do Amor e da Morte. Ao invés da inicial ideia de uma trilogia, vai ser um único e grosso volume. Já estou trabalhando nele e deve ficar pronto para o final de 2013. Um pouco ambicioso da minha parte provavelmente lançar dois livros em um ano, mas eu quero tentar mesmo assim. Afinal, já estão quase prontos.
E como estudo cinema, possibilidades e bons ventos para novas produções esse ano que chegará.

5) Que conselho você daria para quem tem essa vontade de ter um livro publicado?

Não tente copiar um estilo! Escreva o que você sente, sua percepção do mundo. Por favor, não tente se enquadrar no mainstream. Isso faz mal à criatividade e a mente. Agrade por sua originalidade e pessoalidade.

6) E quem quiser comprar seu livro, onde pode conseguir?

Quem quiser comprar o meu livro pode entrar em contato diretamente comigo pelo e-mail: dmrangel91@gmail.com. Ou na Travessa de Ipanema, Gutenberg de Niterói e a bela livraria da Praça XV. Eu não me lembro dos outros lugares aonde está sendo vendido... Risos.


Se você se interessou, não deixa de conferir o trabalho dele! Entra em contato pelo e-mail dele (dmrangel91@gmail.com) ou fala com a gente aqui no Décimo Andar que nós falamos com ele por você! :) E não esquece que você também pode participar com a gente do "Você no Décimo Andar". É só falar com a gente por e-mail (decimoandarfcs@gmail.com), twitter (@decimo_andar) ou pela nossa fanpage no Facebook."

0 comentários:

Postar um comentário

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org