domingo, 6 de outubro de 2013

Alguns dos acontecimentos que agitaram o Festival do Rio nessa primeira semana foram os seminário e workshops que rolaram no Armazém 6 no Cais do Porto.

O Décimo Andar esteve presente no Seminário "Mercado Internacional - Produzindo para TV", que contou com a presença de duas importantes figuras da televisão norte-americana: a ex-roteirista de Supernatural e True Blood, a divertidíssima Raelle Tucker e o coprodutor-executivo de Grey’s Anatomy (a.k.a. a segunda série que mais mata personagens por temporada - a primeira é Game of Thrones), William Harper. Durante uma hora e meia eles deram uma palestra ótima para os interessados no assunto e jornalistas que estavam presentes.


Trabalho dos Roteiristas

William Harper falou que o importante nesse trabalho é trabalhar com bons roteiristas e bons personagens, independente do roteiro. Raelle Tucker falou da experiência de trabalhar em dois shows onde o processo de criação era muito diferente: em um, ela tinha a oportunidade de trabalhar com um grupo de roteiristas, onde todos trabalham a ideia geral e depois cada um escreve uma parte dos episódios e outro em que cada roteirista trabalha sozinho.

TV x Cinema

Os dois reforçaram que amam trabalhar com televisão e hoje em dia não se veêm mais trabalhando só com cinema. Falaram também do crescimento rápido que a televisão teve nos últimos tempos. Harper falou de como é divertido trabalhar com tv e como é a boa a colaboração com um grupo de roteiristas, o que não acontece no cinema. Já Tucker disse que sempre se imaginou trabalhando nas telonas, mas que se apaixonou pela tv. Além disso, citou as novas possibilidades de produzir séries hoje, a partir de plataformas como o Netflix e a Amazon, por exemplo.

Narrativa Transmídia

Os dois falaram da grande importânci dessa complementação da história da série em vários meios diferentes. E ambos destacam o trabalho dos escritores junior que são os que produzem o conteúdo a ser veiculado na internet, no celular, no DVD.

Novelas x Séries

Ambos consideram que existem duas grandes diferenças entre essas duas plataformas: o tempo de produção e questões financeiras, que nas séries são consideravelmente maiores. Isso aumenta a qualidade das séries em relação a novela. Mas nenhum deles nega a qualidade das novelas e dizem que a comparação fica difícil devido as circunstâncias.

Pilotos de séries

Raelle Tucker é enfática: o sistema de fazer pilotos para apresentar uma série estreante é caro e não é eficiente. Harper acha que escrever um piloto é muito mais difícil do que entrar em um show que já existe e que já tem uma história definida.

Processo de criação

"Não tenha medo de dar sua ideia, por mais que ela seja estúpida". Esse é o preceito que ambos seguem na sal dos roteiristas. Raelle contou que no seu primeiro emprego, ela tinha muito medo de falar besteiras nas reuniões e acabava não falando nada. Por isso, seu chefe um dia falou: "Eu nunca iria te demitir por ter uma ideia ruim. Eu te demitiria se você não tivesse nenhuma"

Dicas
Para quem pretende seguir esse caminho, Harper é incisivo: nunca pare de escrever e não tenha medo de mostrar suas ideias. Raelle complemente: "Trabalhe muito a sua ideia, não mostre a primeira tentativa. E, claro, seja original".

Eles falaram sobre muitas outras coisas, algumas específicas dos seus shows. William Harper continua em Grey's Anatomy e, quando perguntado se a série sobreviveria sem seus protagonistas, ele disse que acredita que sim. Ou seja, será que podemos esperar mais umas 10 temporadas de Grey's por aí? Raelle está trabalhando em dois pilotos, o importante é esperar para ver no que o que vem por aí!

PS 1.: Ambos concordam que "Orange is The New Black" é uma das melhores estréias dos últimos anos!

PS.2: William Harper ouviu um mesmo pedido várias vezes durante o seminário "Pare de matar os personagens!". (vamos esperar que ele faça isso! hahahahaha)

Tagged: , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org