E, sim, foi um selinho que durou alguns poucos segundos. Um beijo como aqueles que Hebe Camargo costumava distribuir por aí em mulheres, homens e quem mais quisesse. O que foi trocado entre Félix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) na novela "Amor à Vida" também seguiu o estilo, porém durou mais tempo. Isso, talvez pelo fato da grande torcida do público pelo casal, o que não acontece com Clarina, pelo fato de Marina ter "destruído" uma família. Já que Clara se descobriu gay dentro de um relacionamento hetero, mas isso é real, acontece. Sempre tem aquela prima distante de um amigo que passou por isso. Mas não vamos entrar nesse mérito, pois a ideia é falarmos do beijo.
E sobre a "bitoquinha", ela é totalmente proporcional ao preconceito da audiência. A "família brasileira formada por pessoas de bem" não está preparada para algo além disso. Por mais que a falecida Hebe Camargo já tenha dado selinhos mais quentes em Ana Maria Braga, Cláudia Leite e Rita Lee. Na real, o problema não é o beijo é a aceitação de que gays não tem nenhuma espécie de defeito. São pessoas normais, que se beijam, que casam e levam a vida como um casal hetero, claro que tropeçando nos preconceitos do dia a dia. O selinho de Clarina e de Félix e Niko tem a proposta de exaltar essa normalidade do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Por mais simples que possam ser, é um grande avanço.
Beijo gay das novelas globais seguem o estilo selinho Hebe Camargo |
Os que são contra discursam questionando o que vão dizer as crianças quando elas resolverem imitar. Mas não se questionam sobre o que dizer as crianças quando elas resolverem imitar as cenas de sexo entre héteros.Em Laços de Família, outra trama de Manuel Carlos, Zé Mayer e suas mulheres, protagonizavam cenas bem quentes para os olhos de qualquer criança. Sem falar em tantas outras coisas que podemos "classificar" como pesadas para o público infantil. No mais, existe uma classificação etária para a novela e a responsabilidade passa a ser do pai questionador, que permite que o filho assista. No caso de "Em Família", a classificação é de 12 anos e nessa idade ninguém vai imitar nada.
Enquanto se debate um selinho no Brasil, seriados norte-americanos contam com cenas desse tipo desde que me entendo por gente. Recentemente, Orange is the New Black atingiu o sucesso com muitas cenas de sexo lésbico. Até mesmo em Friends, a serie mais queridinha de todas, rolou beijo.
Em resposta, Maneco promete mais selinhos para o casal Clarina. Deixo aqui selinhos para todos, assim como os da Hebe Camargo e, também, a cena do primeiro beijo lésbico da TV brasileira na novela do SBT, "Amor e Revolução".
Sobre o fato do selinho é que bem, Mateus Solano e o Thiago Fragoso, como a Giovanna Antonelli e a Tainá Muller são pessoas héteros,e por mais que você seja um ator dedicado, ir contra a sua natureza é algo que não vai ficar bem em cena, se fosse uma cena super quente do Mateus e do Thiago, não ia ficar bom. Isso não acontece SÓ aqui, em vários filmes gays americanos ou outras séries acontece isso, em Regras da atração onde tem o Ian Somerhalder interpretando um gay, em nenhuma cena aparece ele beijando o cara de verdade, ou outra coisa. Só um abraço forte.
ResponderExcluirBeijos, Amanda.
Dicas da Day, Área 51.
Achei muito bom isso de comparar com criações norte-americanas. A diversidade chegou lá muito antes de chegar aqui e é algo normal. Tanto que um dos meus casais preferidos de serie são Cosima e Delphine (orphan black). Só tem uma coisa que não suporto, mesmo quando as pessoas acham legal e tal, ficam falando "acabou o preconceito, teve um beijo gay na globo" acontece que o preconceito só vai acabar quando o 'beijo gay' deixar de ser 'gay' e ser só um 'beijo', pois, no final das contas, é tudo uma demonstração de afeto e amor, independentemente do sexo da pessoa.
ResponderExcluirMare - http://talvezalices.blogspot.com/
Eu achei esse beijo uó, ninguém beija assim! O preconceito é tão grande que fico até sem saber como reagir quando alguém diz "Não tenho nada contra gays. Se não vier pra cima de mim" Oi? Que mania é essa de achar que gays querem todos os homens, lésbicas querem todas mulheres. A pessoa que diz isso não tem noção nenhuma ou se acha a última bolachinha do pacote né? E eu ouvi outro dia uma frase "Ela é a gay mais legal que conheço" WTF? Fico muito enfurecida com isso, é lamentável
ResponderExcluirhttp://segredosdeumagueixa.com/