quinta-feira, 26 de junho de 2014



Cinco anos atrás o mundo perdeu um dos maiores cantores de todos os tempos: Michael Jackson. Quando se fala em música pop, temos grandes mulheres atuando. Mesmo que Madonna seja a com mais tempo de carreira (que é para lá de sólida e bem-sucedida) temos Britney, Lady Gaga, Pink, Katy Perry. Apesar dos homens também serem bem representados, nenhum nunca chegou aos pés do Rei do Pop. Quem chegou mais perto foi o Justin Timberlake, mas mesmo assim, não conseguiu.

Para lembrar essa data, o Décimo Andar fez uma leve homenagem lembrando o seu último cd, o "Xscape" que foi lançado esse ano, no dia 13 de maio. A versão deluxe desse álbum, conta com todas as versões originais das músicas e, por isso, é o que recomendo para quem quiser comprar ou baixar. Lembrando que esse não foi o único CD póstumo do cantor. Um pouco mais de um ano depois da sua morte, foi lançado o álbum "Michael", com 9 músicas inéditas, mas não foi tão bem recebido como esse. 

Com músicas gravadas entre 83 e 99, "Xscape" faz você lembrar porque ele é O Michael Jackson. Nas 8 faixas inéditas, mesmo dando para reconhecer fases diferentes do Michael, dá para perceber porque a música dele continua sendo um sucesso. Apesar de estar longe de ser o melhor álbum do cantor (tipo, bem longe), ele merece respeito. Os elementos que elevaram o nome Michael Jackson na música estão ali e só por isso já é importante.

Minha maior crítica ao álbum é que nem sempre a inclusão de efeitos e batidas para deixar as músicas com um ar mais moderno foi feita de maneira correta. Em algumas faixas, como "Do You Know Where Your Children Are" e "Blue Gangsta", essas inserções poluem a música, tirando um pouco da personalidade delas. Com exceção de "A Place With No Name"  e "Chicago", todas as músicas ficaram melhor na sua versão original. 

"Love Never Felt So Good" foi muito bem escolhida para ser o carro-chefe desse cd. Não é a melhor música, mas ficou tão bem produzida e isso sem contar que tivemos o dueto que a gente sempre quis ver e não sabia: Michael e Justin Timberlake. A faixa título "Xscape" também é ótima, vibrante, mas a batida se perde muito na versão final da música. 


Como dito antes, mesmo não sendo o melhor trabalho dele, esse álbum é importante. Óbvio que é difícil julgar completamente já que o álbum não foi concluído por ele, então não dá para saber se esse seria o resultado final que ele queria. Mas o importante é que deu aos fãs um pouco mais do Michael e isso nunca é ruim. Podem se passar 10, 15, 80 anos e com certeza, a relevância de Michael Jackson para música nunca vai diminuir. 

Tagged: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org