segunda-feira, 21 de setembro de 2015


Quem acompanhou o Emmy ontem à noite pode ver um momento marcante na história do prêmio: Viola Davis foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de melhor atriz dramática, por seu trabalho na série "How to get away with murder", de Shonda Rhymes. 

Só depois de 67 anos uma mulher negra teve esse reconhecimento na televisão americana. Nem precisamos dizer o quanto isso é importante. Ainda mais poderoso do que o prêmio em si, foi o discurso que Viola fez, que foi muito apoiado por Taraji P. Henson, que também tinha sido indicada por "Empire" (o que criou outro momento histórico porque nunca antes duas mulheres negras tinham sido indicadas juntas) e Kerry Washington e que emocionou a todos. 

Todo o discurso é poderosíssimo e empoderador, e vocês podem (e devem) ver ele todo. Mas se é possível destacar uma parte marcante, acredito que seja essa: "E deixe-me dizer uma coisa, a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem."

O prêmio foi mais do que merecido, mas é quase impossível agradar a todos. Muitos queriam que Tatiana Maslany e seus inúmeros clones de "Orphan Black" fossem finalmente reconhecidos e que ela ganhasse essa primeira nomeação. Sem dúvida ela merece um Emmy, mas não esse Emmy. Essa premiação tinha que ser da Viola. 

Além dela, mais duas atrizes negras ganharam prêmios: Regina King, como atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme por "American Crime" e a maravilhosa Uzo Aduba, por uma das personagens mais queridas de "Orange is the new Black", a Crazy Eyes. 

Outro destaque da noite é que Jon Hamm finalmente ganhou um prêmio por "Mad Men". E não podia ser diferente. Depois de 8 indicações, era a hora dele ter o reconhecimento que merece, principalmente levando em consideração que essa foi a última temporada da série. "Modern Family" finalmente foi desbancada como melhor série de comédia (ouvi um amém?) e "Veep" levou a melhor. Mas acho que a grande decepção da noite foi "Mad Men" perder para "Game of Thrones" como melhor série dramática. Adoramos GoT, mas o Emmy deveria ter ido para "Mad Men" pelo conjunto da obra.

E vocês, o que acharam da premiação? Destacariam algum outro momento importante? Lista completa de ganhadores você pode ver aqui.

Tagged: , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org