O terceiro filme da saga Jogos Vorazes acaba de ser lançada e lidera as bilheterias. "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1" foi a estreia mais rentável do ano nos Estados Unidos. Tanto sucesso e o romance água com açúcar no meio da história fazem os mais "cults" olharem torto, porém, não se trata de mais um simples blockbuster.
Por trás da história de sobrevivência de Katniss Everdeen ( Jennifer Lawrence) e de seu coração dividido entre Peeta ( Josh Hutcherson) e Gale (Liam Hemsworth), existe um conteúdo político nas entrelinhas ou nem tanto nas entrelinhas assim. O cunho ideológico já era perceptível nos outros filmes da saga, porém se torna mais claro no que foi lançado agora.
O personagem de Donald Sutherland, o presidente Snow, governa os 13 distritos com mão de ferro e causa revolta no povo, fazendo com que lutem contra o regime ditatorial. E, essa história vem servindo de inspiração para a luta de jovens tailandeses contra a ditadura no país, onde quem se atreve a fazer o símbolo do filme, acaba preso.
É preciso que os cult bacaninhas e academicistas admitam que Jogos Vorazes vai muito além dos altos números de bilheteria e rostinhos bonitos. O filme está trazendo reflexão política para muitas pessoas, vide o que acontece na Tailândia. Deixem o preconceito de lado.
0 comentários:
Postar um comentário