terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desde pequenas, as crianças - principalmente as meninas - ouvem de seus pais as histórias das princesas e outros contos infantis antes de dormir. A Chapeuzinho Vermelho derrotando o lobo mau, assim como os três porquinhos! Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida já tiveram suas histórias contadas em belíssimos filmes da Disney, nos quais elas tem sempre seu final feliz, encontrando seu princípe encantado e sendo feliz para sempre...blá blá blá! Essas histórias encantam crianças do mundo inteiro há vários e vários anos, mas parece que elas não eram tão inocentes e encantadoras assim...

Os contos que deram origem a essas histórias são bem menos alegres e, com certeza, estão longe de apresentar um final feliz! Só para citar um exemplo, em "Cinderela", a jovem adormece por causa de uma profecia e não acorda com um beijo de amor do príncipe mas, na verdade, o rei a estupra enquanto ela está dormindo. (Qualquer semelhança com acontecimentos recentes é pura coincidência! hihi). Ela fica grávida e dá a luz a duas crianças, mesmo dormindo (tá, né!) . Uma das crianças chupa o dedo da mãe, retirando a peça de linho que fazia ela dormir. Ela acorda e percebe que foi estuprada e é mãe de gêmeos. É isso, sem final feliz, sem príncipe, sem história de amor...triste assim!

E porque eu estou falando tudo isso? Porque, assim como vimos nesses contos originais, a ideia de Hollywood tem sido desconstruir os clássicos infantis. A história da Chapeuzinho Vermelho por exemplo teve uma grande mudança, quando ano passado, estreou "A garota da Capa Vermelha". Nessa nova interpretação da história, que se passa na Idade Média, Valerie é uma menina que é prometida para se casar com Henry, mas na verdade ama o amigo de infância, o lenhador. Ela pensa em fugir com ele mas se vê obrigada a mudar de ideia quando o lobo ataca, após 20 anos sem aparecer, e depois de matar sua irmã, parece estar atrás dela! A única semelhança com a história infantil é o cpauz vermelho, a avó que mora na floresta e o lobo mau. Mas o filme é bem mais dramático, tem mais suspense, é mais sexual...enfim, bem diferente do que se espera de um filme baseado na doce Chapeuzinho Vermelho!


E esse ano vamos poder assistir, não uma, mais duas novas versões da Branca de Neve. Um é uma comédia estrelada por Lily Collins e Julia Roberts, com o nome de "The Brothers Grimm: Snow White" ("Branca de Neve") e o segundo - “A Branca de Neve e o Caçador” - é uma ação que conta com a sempre insossa Kristen "Bella" Stewart no papel da Branca de Neve e Charlize Theron como a Rainha Má. Em ambos, a Branca de Neve deixa de ser uma menininha indefesa fugindo da bruxa má e passa a ser uma guerreira, que luta pela sua sobrevivência! Mas a semelhança entre os filmes termina aí... Lily Collins vai ser uma guerreira sim, mas sem perder o jeito de princesa e Kristen vai usar uma armadura, manusear uma espada e se aliar ao Lenhador (sim, depois de ler essas sinopses também fiquei confusa e perguntando máquemerdaéessa...). Se vai dar em coisa boa não sei, só assistindo para saber! Mas que estão fazendo uma bagunça enorme no mundo das histórias mágicas da infância, isso estão!


Tagged: , , , , , , , , , , ,

2 comentários:

  1. Noossaaa ... super nao conhecia essa historia da Bela Adormecida ... CHOQUEI O.O

    ResponderExcluir
  2. Tô magenta (pq bege é uma cor muito sem graça)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Conhecia a história da chapeuzinho, mas essa da bela adormecida não...
    Contos se adequando aos tempos modernos!

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org