sábado, 26 de novembro de 2011

... Herbert Richards ... Álamo ... whatever ... Quem nunca ouviu essas e outras palavrinhas no início de filmes ou programas de televisão? Para mim, isso sempre significou uma coisa: "Fudeu, essa porcaria é dublada".

Não que eu seja contra dublagem, mas é que eu sou tão contra dublagem que eu troco de canal ou saio do cinema imediatamente. Por que isso? Porque eu sou contra qualquer coisa que viole e altere o objeto em questão. Como todo mundo sabe, a dublagem brasileira tem a péééssima mania de querer reescrever tudo que o ator está falando. Não é só tirar o palavrão, não é só tirar expressões que envolvam Jesus e Deus, mas chega ao absurdo de mudar completamente o que as pessoas realmente estão dizendo.

Pelo menos na televisão, veio o serviço por assinatura e salvou nossa vida. Até que surgiu a "tendência" e fudeu estragou tudo de novo. Não sabe da tendência? Eu também não sabia até ler a matéria da Revista da TV, do jornal O Globo. Para a alegria geral da nação, a dublagem disse que fica! Apontada como uma nova tendência pelo diretor do canal FOX, primeiro canal pago a "aportuguesar" toda a programação, esse é o futuro da televisão. Bye bye legendas, hello vozes estranhas. De acordo com diversas pesquisas feitas pela FOX e outras emissoras, as pessoas preferem assistir seus filmes e series com adoráveis vozes em português.

Agora eu me pergunto. Que porra tendência é essa? Quem são essas pessoas que votaram pela dublagem de todos os programas da TV a cabo? TV por assinatura é um serviço PAGO. Não é um favor, não é bondade. É um serviço que sai do nosso bolsinho todo mês... pelo menos para quem não tem net gato ;D. Enfim, e por ser pago nós deveríamos ter o direito de ESCOLHA. Quer dublar a porra toda? Ótimo, parabéns. Duble. Mas custa deixar a opção de alterar o áudio e acrescentar legenda para quem quiser? Os canais culpam os serviços de TV por assinatura. Os serviços culpam os canais. Ótimo, parabéns [2]. Mas cadêê a porcaria da opção para colocar em inglês e com legendas Sony, Sony Spin, FX, Glitz, AXN, Warner, Multishow, Megapix, Studio Universal, E!, Disney Channel, Boomerang, Space, TNT??

A verdade é que essa "tendência" vai totalmente de encontro a uma tendência MUITO mais importante: o "eu quero agora". Não é novidade para ninguém que as pessoas baixam filmes e séries. O principal motivo para isso é que muita gente simplesmente não quer esperar três meses até que o programa finalmente estreie por aqui, ou pior ainda, um ou dois anos para chegar na TV aberta. Isso tem melhorado muito ultimamente no Brasil. HBO, FOX e AXN já chegaram a fazer transmissões ao vivo ou apenas um dia depois das suas principais séries. Hoje em dia, temos programas com apenas duas, três semanas de atraso em relação aos EUA. ISSO DEVERIA SER A TENDÊNCIA! Não a dublagem total, que só atrasa ainda mais as coisas.

Então, a verdadeira tendência é essa aqui: vocês estão se aproximando do público casual. Aaaaquela galera que vê televisão quando dá, acompanha um ou dois programas, vê uns filmezinhos no final de semana. E estão afastando o público fanático. A galera que não perde nenhum episodeo e assim que acaba corre para comentar com os amigos ou na rede social. Os verdadeiros fãs que podem baixar, baixam. Fã que é fã não espera três meses. Fã que é fã não espera dublagem. Fã que é fã quer ver o original, sem cortes, sem alterações e agora!

Beijos para os dubladores desse Brasil sil sil, que estão ali para fazer seu trabalho, apesar de todos os apesares.


Piores dublagens ever:
- Friends
- Austin Powers 3
- Glee (versão Rede Globo)
- Lost
- Piratas do Caribe
- The O.C
- E, na minha opinião, todas rs!

Tagged: , , , , , ,

Um comentário:

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org