Então veio a luz e eu pensei o óbvio: "Vou falar de algum filme que eu realmente goste". Esse filme não é nenhuma estréia (pelo contrário, é mais velho que eu) mas eu simplesmente adoro ele. Nenhum filme capta tão bem a alma adolescente como ele. E tem uma das músicas-tema mais famosa e grudenta do cinema americano "Don't You (Forget About Me)". Já sabem de qual filme eu estou falando? O filme hoje é "O Clube dos Cinco" ("The Breakfast Club"), dirigido por John Hughes (siim, o mesmo de "Curtindo a Vida Adoidado"). Dependendo de quantos anos você tem e do seu grau de interesse por cinema, talvez você nunca tenha ouvido nem falar do filme. Então, dando um resumindo rápido: o filme fala de cinco jovens completamente diferentes entre si que se encontram na escola em pleno sábado (o pesadelo de QUALQUER adolescente) para cumprir o castigo que eles receberam! Lá, eles são vigiados por um professor carrasco que pega no pé de todos eles(Richard Vernon, interpretado por Paul Gleason), principalmente do rebelde do grupo: John Bender. Com o passar do dia, em meio a implicâncias, conversas sinceras e desabafos, eles veêm que tem muito mais em comum do que imaginam e conseguem se separar dos rótulos que os perseguem.
Eles deveriam escrever uma redação com o tema "Quem você pensa que é?", então Brian Johnson, o nerd do grupo, escreve a seguinte carta (que é lida no início e no final do filme):
"Caro Sr. Vernon,
aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção, o que foi que fizemos de errado ... mas acho que você está louco para nos fazer escrever um texto dizendo o que nós pensamos de nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar ... Em termos mais simples e com as definições mais convenientes. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso . Isso responde a sua pergunta?
Sinceramente, Breakfast Club."
O filme, que virou um clássico cultzinho, fala muito bem sobre dois temas importantes dessa fase da vida: amizade e auto-conhecimento. Ele realmente se relaciona com qualquer jovem que o assista. Os personagens são reais, podiam ser você ou seu melhor amigo. O drama exagerado característico da adolescência, os problemas familiares e o romance também não ficam de fora. Eu acho que todo adolescente, pai e educador deveria ver esse filme porque cada um deles teria muito o que aprender! E como eu já disse no post sobre Bridget Jones: Identificação é tudo!
Os cinco atores principais do filme - Judd Nelson, Emilio Estevez (irmão do Charlie Sheen que era gostosinho quando era jovem e virou um velho gordo e acabado), Molly Ringwald (a queridinha dos filmes adolescentes nos anos 80 que não conseguiu manter o sucesso), Ally Sheedy e Anthony Michael Hall (o vidente de "The Dead Zone") faziam parte do Brat Pack (que também tinha nomes como a Demi Moore, por exemplo!). Eram jovens talentos dos anos 80 que faziam muito sucesso e atuavam muito juntos! Nenhum deles realmente construiu uma grande carreira, mas com certeza eles deixaram os seus nomes na história do cinema! Eu super recomendo esse filme, acho que é um daqueles que todo mundo deve assistir!
Como eu nasci segurando um pen drive, nunca vi esse filme, mas assistirei com certeezaaa!!
ResponderExcluirCuriosidade: vaariooos seriados ja fizeram capitulos inspirados nesse filme, como Dawson's Creeek, 90210, ER, entre outros!
Veeeja, vc não vai se arrepender! Passa toda hora do Telecine Cult!
ResponderExcluirÉ verdade, essas séries tem o mesmo estilo mesmo! Principalmente Dawson's Creek! Mas Clube dos Cinco não tinha aqueles dialogos pseudo-adultos que todo mundo amava odiar ahahahahahahaahaha