domingo, 11 de setembro de 2011

Esqueçam suas ideologias políticas e seus sentimentos pessoais! Eu estou aqui para falar de cinema como sempre. Como todos sabem, ontem foi a data que marcou os dez anos dos atentados terroristas aos Estados Unidos, no qual morreram mais de duas mil pessoas e que chocou o mundo inteiro. E, por mais que isso fosse um assunto delicado de tratar, Hollywood não deixou de falar sobre o mesmo. Então, vou citar alguns filme que falam sobre o assunto:



Fahrenheit 9/11: Provavelmente é o mais famoso! O diretor Michael Moore - que todos já conheciam por causa do documentário ''Tiros em Columbine'' - resolveu trazer a tona fatos que estavam relacionados ao 11 de setembro mas a população em geral desconhecia e levanta todos os podres do governo Bush! (que, by the way, são muuuuitos). Não é imparcial e nunca nem tenta ser: é um filme contra a figura do presidente norte-americano. (e dizem que unanimidade não existe...) E depois do 11 de setembro, isso ficou até um tanto fácil para Moore. O documentário é otimo apesar de, as vezes, Moore pegar pesado no tom pastelão dele e de ter um ar um tanto quanto apelativo.


As Torres Gêmeas (World Trade Center): O filme mais fraco que eu já assisti sobre o tema, apesar da proposta ser boa! Fazer um filme sobre a visão dos bombeiros e policiais que foram os primeiros a atender os chamados quando a primeira torre foi atingida e acabaram assim se tornando vítimas era um projeto interessante, mas faltou uma direção melhor de Oliver Stone. Apesar de ter um elenco de peso - com Nicolas Cage, Maggie Gyllenhaal e Maria Bello - ele não consegue segurar o filme.



Voô United 93 (United 93): Tinha tudo para ser um filme água com açúcar que exaltaria a coragem dos norte-americanos em enfrentar os terroristas do avião United 93. Mas, felizmente, não é assim. Na minha opinião, é um dos melhores filmes sobre o 11 de setembro. O United 93 foi um dos 4 aviões sequestrados, mas foi o único que não chegou ao seu destino final: o edifício do Capitólio em Washington DC, porque os passageiros fizeram um motim contra os terroristas que, vendo que seu plano não iria dar certo, derrubam o avião na Pensilvania. Todos falam sobre o ato de heroísmo dos passageiros, que eles evitaram uma catástrofe maior. Não discordo disso, mas o que penso e o que o filme mostra é que o que acontece com esses passageiros na verdade é o instinto mais básico do ser humano: o de sobrevivência. E é essa tensão que fica presente durante o filme, a aflição de saber que se pode morrer a qualquer momento, a emoção de falar pela última vez com os entes queridos. O filme de Paul Greengrass poderia ter sido simplesmente uma ode ao heroismo do povo americano, o que seria um tanto forçado. Mas foi muito mais do que isso...recomendo!



Não esqueça de participar da nossa promoção que vai até o dia 16/09. Para isso, você tem que seguir nosso twitter e dar RT em "Quero ganhar o box da 6ª temporada de Grey's Anatomy + calendário de parede que o @decimo_andar está sorteando! bit.ly/qpvnK8"! :)

Tagged: , , , , , , ,

7 comentários:

  1. Realmente o pior filme do 11/09 foi o World Trade Center! Acrescentaria também o filme com o Robert Pattinson, "Remeber Me", que não foi exatamente sobre o 11 de setembro, mas a tragédia é a peça fundamental do longa

    ResponderExcluir
  2. Eu não cheguei a ver esse do Robert Pattinson, mas todo mundo que viu falou que é meio ruinzinho mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Uns filmes são ruins mesmo, mas ainda sim todos transmitem uma emoção muito forte!

    ResponderExcluir
  4. Aí, sempre achei um saco essa história de filme de 11 de setembro... até pq eu vibrei qnd as torres caíram destruindo toda a hegemonia americana... Ahhh aí todo mundo fala que eu sou maluca, mas ninguem lembra de qnts foram mortos pelos americanos antes disso... Mas claro que o 11 de setembro foi muito mais impactante que qlq guerrinha anterior néh.. rs rs

    ResponderExcluir
  5. Mas aí que tá a questão. Lógico que uma Guerra foi muito mais impactante, e muitos mais morreram. Mas o 11 de setembro impactou porque não foi no meio de uma guerra, foi do nada! E, como sempre, matou muita gente que não tinha nada a ver com a história

    ResponderExcluir
  6. Estava vasculhando meu blog e encontrei seu link, então cheguei por aqui e gostei. Parabéns pelo espaço.
    Juliana, acho doentiu vc dizer que vibrou com a queda das torres Gemeas. Sabe quantas familias e pessoas inocentes choraram e ainda choram pela morte de pessoas queridas? Um erro dos fundamentalistas muçulmanos não anula o erro dos belicistas norte americanos.

    http://algunsfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O Fahrenheit é bem por aí mesmo: chama a atenção para fatos desconhecidos, mas o Michael exagera um pouquinho...

    ResponderExcluir

Décimo Andar © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org