O Parque dos Atletas foi a arena escolhida para a batalha. De um lado, com 26 anos, 3 CD's, 5 Grammy Awards, com a turnê "Born This Way Ball", temos Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como
Lady Gaga. Do outro, com 54 anos, 12 CD's, 7 Grammy Awards, com a turnê "MDNA", temos Madonna Louise Veronica Ciccone, mais conhecida como
Madonna.
Para a alegria dos fãs de música pop, o Brasil recebeu dois dos maiores ícones do gênero: Lady Gaga e Madonna. E, claro, isso gerou muita rivalidade entre os fâs, e alfinetadas no palco. Afinal, quem foi a melhor?
tan tan tan
Antes mesmo do show começar, a turnê da Lady Gaga no Brasil já foi considerada um verdadeiro fracasso. O motivo? O epic fail nas vendas de ingresso. Com pouco menos de duas semanas para o grande dia, a produção tentou contornar a situação oferecendo preços mais baratos, promoções de leve 2 pague 1, dando ingressos como troco, ou simplesmente dando mesmo, quem passar, leva.
Foi nesse clima que, depois de um show de abertura bastante duvidoso, Lady Gaga subiu ao palco pela primeira vez no Brasil e mostrou que seu show vale cada centavo. Um incrível castelo que se movimenta é o plano de fundo para a cavalaria que abre a turnê "Born This Way Ball". Com todos os seus maiores hits e outras músicas não tão famosas ainda, mas igualmente incríveis, Lady Gaga divertiu, emocionou e maravilhou os fãs durante duas horas de espetáculo. E é exatamente isso que é o show, um grande espetáculo com dançarinos, música, apresentações, fantasias, efeitos e até uma cabeça flutuante. "Poker Face", "Paparazzi", "Born This Way", "Judas", "Alejandro" e todos os outros sucessos estavam no repertório, que teve seu momento mágico com "Bad Romance"
todosvibra. Mas o grande trunfo da noite é mesmo Lady Gaga, que tem um carinho absurdo com seus fãs. Mesmo com o discurso de sempre "Riooo", "I love yoouu", "You are the future", ela foi extremamente fofa com fãs, que no palco não conseguiram formar nem uma frase. Saí do show ainda mais impressionada com nossa querida Mother Monster.
Também com problemas na venda de ingresso, algumas semanas depois do espetáculo de Gaga, foi a vez da Rainha do Pop voltar para o Brasil, dessa vez com a turnê "MDNA". Com apenas um tímido lote promocional e sem precisar recorrer para Peixe Urbano, Madonna trouxe 67 mil pessoas, de idosos a jovens, para o Parque dos Atletas, vulgo 'onde é impossível ir embora'. E durante horas os fãs esperaram .... e esperaram .... e esperaram .... durante horas .... esperaram. Com três TRÊS 3! horas de atraso, depois de um "show" de abertura simplesmente insuportável e vaiado, Madonna subiu no palco cheia de atitude, e todo mundo esqueceu da espera para berrar "Madonna"!
A primeira parte do show foi impecável. "Girl Gone Wild" é o pontapé inicial para uma sequência de músicas, tiros, mortes e coreografias muito bem ensaidas, dignas de filme. Com sua atitude "i'm a bitch and i don't give a shit", Madonna interage algumas vezes com a plateia e arrasa no portunhol, mas o show não empolga tanto em alguns momentos. Nem mesmo a tatuagem de piriguete consegue salvar a chata versão de "Like a Virgin" e a não tão legal versão de "Love Spent". Mas nada que um "Like a Prayer" não resolva! Nem todos os hits da loira estavam presentes no show, o que é totalmente compreensível já que ela tem mais de 200 musicas na carreira. O final do show volta a empolgar o público, que saiu de lá satisfeito com outro grande espetáculo da música pop. Todos deveriam assistir um show da Madonna na vida! #fato
Afinal, quem foi a melhor? As duas arrasaram durante os shows, e a decisão de quem é a melhor fica apenas na questão de quem é sua artista preferida. Para mim, Lady Gaga foi o melhor show. Eu me diverti mais, berrei mais, me emocionei mais, eu conhecia todas as músicas e dancinhas. Fico feliz de ter fechado o meu ciclo das divas com chave de ouro: Beyonce, Britney Spears, Katy Perry, Rihanna e agora, Lady Gaga e Madonna! Beijos para as duas divas, voltem sempre o/.
(Por Vanessa Thees)
----------------------------- Madonna versus Lady Gaga -----------------------------
Apesar de todo estresse em relação a venda e preço de ingressos, o Brasil tem sido uma rota muito procurada de shows e tem recebido artistas sensacionais nos últimos anos. Quem curte pop que nem eu então, não poderia estar mais feliz. Recebemos quase todos os grandes nomes do pop mundial, gastamos todo o dinheiro que tinhamos, vendemos até a mãe, mas acompanhamos esses grandes eventos! rs
E, para fechar 2012 com chave de ouro, recebemos com menos de um mês de diferença duas gigantes do pop: Lady Gaga e Madonna. Duelo de titãs, embate de divas. Elas mesmas não escondem suas diferenças, os fãs mais apaixonados compram a briga também. Então, quem mandou melhor em solo carioca?
Deixando o drama dos ingressos de lado (você pode ler um pouco mais sobre isso
nesse post do Décimo Andar), o que eu vi foram dois shows maravilhosos, dignos da genialidade de ambas as cantoras! Ambos foram superproduções, não dá nem para comparar nesse sentido porque cada um da sua maneira mostrou um show muito bem feito, com uma técnica maravilhosa! Além disso, outro ponto em comum dos dois eventos foi a qualidade dos dançarinos que deram um show!
Como a Vanessa já falou dos dois shows, não vou me estender muito nesse sentido, vou falar mais sobre quais foram, na minha opinião, os pontos fortes e fracos de cada show!
Lady Gaga
Pontos Fortes(tiveram outros, mas aqui eu vou falar os destaques):
a abertura, ela entrou em cima de um unicornio, preciso dizer mais alguma coisa?;
Born this way, por ser um hino dela e por toda a produção em volta que começou com ela saindo de uma vagina gigante no meio do palco;
a performance de Heavy Metal Lover em cima de uma moto e ela cantando Hair no piano, emocionada, com os fãs ao redor.
Pontos Fracos: Marry the night, ela cortar a música para colocar aquele rap sem graça foi difícil de engolir e os intermináveis discursos, acho ótimo ela interagir mas teve momentos em que foi demais.
Madonna
Pontos Fortes: toda a história da
abertura, a primeira parte do show foi sensacional, animou muito as mais de 65 mil pessoas no Parque dos Atletas;
Like a Prayer, não precisa nem de explicação e o
encerramento ao som de Celebration e Give it to me.
Pontos Fracos: o atraso de 3h; as mudanças que ela fez na melodia de Like a Virgin e Love Spent; toda a parte do meio do show que deu uma boa caída depois de um começo incrível!
Na minha opinião, a Lady Gaga levou a melhor nessa, mas foi por pouco. Madonna mostra que mesmo no meio dos seus 50 e poucos anos ainda é a Rainha do Pop! Não me arrependo de ter ido nos dois shows, pelo contrário, teria me arrependido de não ir e perder esses momentos históricos! E que venham mais shows em 2013...
(Por Renata Grota)