Já começou a ler um livro sem saber muito bem a história só porque você conhecia e gostava do autor? Foi basicamente o que aconteceu comigo quando eu comecei a ler a saga "Instrumentos Mortais". Depois de passar quase uma década lendo Harry Potter eu tinha prometido a mim mesma não me envolver com séries grandes novamente. Porém, eu tive que quebrar essa promessa porque, apesar do primeiro livro da saga - Cidade dos Ossos - ter sido escrito em 2007, eu já conhecia o trabalho da Cassandra Clare desde 2002.
Vocês já ouviram falar em fanfics? Para quem não sabe o que é um breve resumo: são histórias feitas por fãs utilizando os personagens e/ou os enredos das histórias originais. Ficou confuso? Wikipédia ajuda! (um dia eu ainda faço um post sobre isso, mas não agora!). A verdade é que 80% das fanfics são muito ruins mesmo: mal escritas, cheias de erros de português, personagens descaracterizados...enfim! Mas a Cassandra Clare fez uma das melhores fanfics de Harry Potter já lidas: A Trilogia Draco (Draco Dormiens, Draco Sinister e Draco Veritas). Ela retirou as fanfics do ar há algum tempo, mas é muito fácil achar para baixar (helloooo, os poderes da internet - uma vez compartilhado, fica para sempre). E foi assim que ela ficou muuuuito conhecida por muitos fãs de Harry Potter. Na época com meus 14 anos, eu era uma fã louca dessas trilogia e por isso quando fiquei sabendo que ela tinha escrito um livro, tive que ler.
A saga "Instrumentos Mortais" é constituída por 6 livros: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e, o ainda não lançado, Cidade do Fogo Celeste (que está previsto para sair em setembro de 2013, nos EUA). A história gira em torno de uma menina de 15 anos - Clary sem sal Fray - que é testemunha de um crime enquanto está numa boate: três jovens cobertos de algumas tatuagens, com armas que ela nunca viu, matam um outro menino, cujo corpo simplesmente desaparece e só ela consegue ver o que aconteceu. Depois disso, ela começa a descobrir coisas sobre a vida dela, relacionadas com aquilo que ela viu na boate.
Até agora, só li Cidade dos Ossos. O livro é bom, nada mais e nada menos do que isso. Não esperem uma grande história, porque não é. As referências a Harry Potter e algumas outras séries e livros de fantasia estão ali para quem quiser ver, mas não chega a ser nenhum plágio, mas isso não quer dizer que a história é totalmente original! Além disso, os filmes sobre o livro vão começar a ser lançados a partir do ano que vem. No elenco, a Lily Collins vai fazer o papel da Clary Fray e o antagonista vai ser o lindo e sexy Jonathan Rhys Meyers. (depois eu provavelmente vou fazer um post sobre o filme também!)
Vale a pena ler o livro e acho que o filme também tem tudo para dar certo, então fica aí a dica! :)